Coordenadoria das Inspetorias Especializadas (Coesp)

A Coesp foi criada com objetivo de planejar e organizar toda a execução das ações especializadas da Guarda Municipal de Fortaleza. Estão sob o seu gerenciamento, as Inspetorias de: Operações Especiais (IOPE), Proteção Urbana (IPROTU), Proteção Ambiental (IPAM), Salvamento Aquático (ISA), Segurança Escolar (ISE), Ciclopatrulhamento (ICICLO) e Inspetoria de Segurança Viária (ISV), além da Armaria.

Rua Vicente Spíndola 39 - Vila União

Inspetoria de Segurança Escolar

A Inspetoria de Segurança Escolar (ISE), com cerca de 170 guardas, é responsável pela segurança das unidades escolares do município, através de rondas e permanências 24 horas. Por meio desta inspetoria, firmou-se um importante convênio entre as secretarias da Educação (SME) e da Segurança Cidadã (Sesec) que viabilizou a aquisição de 20 novas viaturas, além do trabalho de videomonitoramento, em tempo real de mais de 100 escolas.

Avenida Silas Munguba 4820 - Itaperi

Inspetoria de Proteção Urbana

A Inspetoria de Proteção Urbana (IPROTU) foi criada com o objetivo de distribuir os servidores em todas as áreas da cidade. Inicialmente, a experiência de equipes fixas está sendo realizada em algumas praças do Centro e na Praça Dom Hélder Câmara, a Praia do Futuro. Esta inspetoria, formada por 100 guardas, tem outra característica importante de ter boa parte do seu efetivo apto para atuar em situações de trânsito.

Rua Pedro I s/n - Centro (Parque das Crianças)

Inspetoria de Salvamento Aquático

A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) tem a função de salvaguardar a orla marítima de Fortaleza que se estende da Barra do Ceará ao Mucuripe. São 85 guarda-vidas, devidamente treinados para atuar em resgates marítimos. A ISA conta ainda com viaturas e botes infláveis que agilizam os resgates mais complexos.

Rua Vicente Spíndola 39 - Vila União

Inspetoria de Ciclopatrulhamento

A Inspetoria de Ciclopatrulhamento (ICICLO) é responsável pelo patrulhamento diário do Centro de Fortaleza e a área da Beira mar. Um total de 73 servidores atuam em bicicletas, realizando rondas e permanências, sempre com apoio de viaturas.

Rua Guilherme Rocha 1342 - Centro

Inspetoria de Proteção Ambiental

A Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) atua com 100 guardas nas principais áreas verdes da cidade através de rondas em viaturas devidamente identificadas. Além das rondas, a IPAM conta com equipes fixas nos parques Rio Branco, Adail Barreto, Raquel de Queiroz e Parreão e atua em apoio as ações de cunho ambiental realizadas pelo município, principalmente com Seuma e as Regionais.

Rua M s/n - Boa vista (Zoológico Municipal Sargento Prata)

Inspetoria de Operações Especiais

A Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) possui cerca de 70 servidores treinados para atuar em situações específicas de ordenamento de grandes manifestações, controle de distúrbios civis e manutenção dos direitos de expressão ordeira, além de garantir a preservação do patrimônio.

Rua Jorge Dumar 1501 - Jardim América

Inspetoria de Segurança Viária

A Inspetoria de Segurança Viária (ISV) atua com 92 servidores habilitados com técnicas específicas para o trabalho no trânsito. Eles são vinculados à Célula de Segurança Viária (Cesvia) e estão divididos em sete rotas para atender de forma eficiente em todas áreas da Cidade. Essa inspetoria é responsável pela fiscalização, controle e operacionalização do trânsito de Fortaleza, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Rua Vicente Spindola, 39, Vila União.

Acione pelo 190