A Defesa Civil operacionaliza com o objetivo de reduzir desastres e sua atuação compreende ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução. Isso se dá de forma multisetorial e nos três níveis de governo – Federal, Estadual e Municipal – com ampla participação da comunidade.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza (COEPDC), como órgão competente no Município de Fortaleza para as ações de Defesa Civil, tem seus serviços de atendimentos emergenciais mais acentuados durante o período de janeiro a junho pela sazonalidade das chuvas. As atividades de prevenção e preparação acontecem durante todo o ano.

No Plano de Contingência são apresentados os recursos disponíveis e as estratégias, caminhos a serem seguidos para o desencadeamento das ações relacionadas aos atendimentos, principalmente emergenciais, bem como a prestação de serviços concedidos à população fortalezense no período de anormalidade.