Imprimir

INSPETORIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (IPAM)

Criada com o objetivo de garantir o controle ambiental, a Inspetoria de Proteção Ambiental realiza ações preventivas na cidade e serviços de resgates de animais silvestres.

INSPETORIA DOS TERMINAIS (ITERM)

A inspetoria dos Terminais (Iterm) atua 24 horas nos terminais rodoviários da Capital, por onde passam cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente.

GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAS (GOE)

Especializado em controlar situação de distúrbios civis, o Grupo de Operação Especiais é um grupamento altamente treinado e habilitado para atuar no ordenamento de grandes manifestações.

INSPETORIA DE SALVAMENTO AQUÁTICO (ISA)

A Inspetoria de Salvamento Aquático, o mais antigo grupamento especializado da Guarda Municipal, têm a missão de proporcionar um banho de mar seguro e consciente aos banhistas. Distribuídos em sete pontos da orla de Fortaleza, na área compreendida entre a Barra do Ceará e a Praia do Náutico, no horário de 9h às 17h. Dependendo do movimento de banhistas, o horário pode ser estendido até as 18h.

A Inspetoria de Salvamento Aquático também atua dando apoio ao Projeto Praia Acessível, criado em 2016, e que oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar assistido às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, funcionando de quarta-feira a domingo, na Praia do Lido, conhecida popularmente como praia dos Crush, em frente ao Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.

INSPETORIA DE SEGURANÇA ESCOLAR (ISE)

Criada para garantir a segurança agindo de forma preventiva e ostensiva, a Inspetoria de Segurança Escolar é o elo da Guarda Municipal com o parque educacional de Fortaleza. São servidores treinados para atender as demandas desse público em todos os turnos de funcionamento das unidades escolares.

Obs. Essa inspetoria neste ano tem auxiliado na segurança do transporte das vacinas.

INSPETORIA DE SEGURANÇA URBANA (ISU)

A Inspetoria de Segurança Viária vem atuando, diariamente, nas ações de pacificação do trânsito em Fortaleza, em parceria com a AMC e Polícia Rodoviária Estadual.