Imprimir

As águas das chuvas, ao alcançar um curso d´água, causam o aumento na vazão por certo período de tempo. Este acréscimo na descarga d´água tem o nome de cheia ou enchente.

AÇÕES

Identificado o risco de enchente, a Defesa Civil deverá articular com as autoridades competentes, estadual ou municipal, para que sejam realizados trabalhos que evitem tal sinistro, encaminhando o que poderá ser feito, como dragagem do rio , limpeza de lagos ou lagoas, limpeza das margens ribeirinhas, além de realizar campanhas educativas no intuito de evitar que a população jogue lixo nos locais supracitados, pois o lixo contribui para que esse evento ocorra com mais agressividade, acarretando um outro evento: a inundação;

Ocorrendo o sinistro a Defesa Civil tem dois caminhos a seguir: 1º – Quando a família estiver em risco iminente ou for acometida pelo sinistro, tiver condições de ir para casa de parentes ou amigos, até que se restabeleça sua residência, a Defesa Civil fará a remoção da família e proverá a mesma, no primeiro momento, com material assistencial e no segundo momento com o acompanhamento das ações comunitárias. 2º – Quando a família estiver em risco iminente ou for acometida pelo sinistro, não tiver condições de ir para casa de parentes ou amigos, até que se restabeleça sua residência, seja por condições próprias ou através de algum projeto habitacional dos governos estadual ou municipal , caberá à Defesa Civil alocar as famílias atingidas em abrigos públicos provendo-as, no primeiro momento, com material assistencial e no segundo momento com o acompanhamento das ações comunitárias.

Cada situação deverá ser avaliada pelo Agente/Técnico, através de relatórios e preenchimento de formulários, este ultimo quando necessário, e enviado a COMPDEC para conhecimento e providências.

Todo material assistencial que a Defesa Civil dispuser, para emergências, deverá ser distribuído somente nos padrões estabelecidos pela COMPDEC, pois deve-se prestar contas de quanto o Município arca para atender as ações de Defesa Civil. O material assistencial é fornecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.