Imprimir

No período de enchente, por vezes, as vazões atingem tal magnitude que podem superar a capacidade de descarga da calha do curso d’água e extravasar para áreas marginais habitualmente não ocupadas pelas águas. Este extravasamento caracteriza uma inundação, e a área marginal, que periodicamente recebe esses excessos de água denomina-se planície de inundação, várzea ou leito do rio.

AÇÕES

Constatado o risco de inundação, a Defesa Civil deverá evacuar a área, que poderá ser atingida. Deverá mobilizar o seu efetivo e demais autoridades competentes, os governos estadual, quando for o caso, ou municipal, para delinear as ações cabíveis e necessárias, a fim de evitar que as residências nas proximidades sejam afetadas e ocorra o sinistro;

Ocorrendo o sinistro, a Defesa Civil tem dois caminhos a seguir: 1º – Quando a família estiver em risco iminente ou for acometida pelo sinistro e tiver condições de ir para casa de parentes ou amigos, até que se restabeleça sua residência, a Defesa Civil fará a remoção da família e proverá a mesma, no primeiro momento, com material assistencial e no segundo momento com o acompanhamento das ações comunitárias. 2º – Quando a família estiver em risco iminente ou for acometida pelo sinistro e não tiver condições de ir para casa de parentes ou amigos, até que se restabeleça sua residência, seja por condições próprias ou através de algum projeto habitacional dos governos, estadual ou municipal , caberá a Defesa Civil alocar as famílias atingidas em abrigos públicos provendo-as, no primeiro momento, com material assistencial e no segundo momento com o acompanhamento das ações comunitárias.

Cada situação deverá ser avaliada pelo Agente/Técnico, através de relatórios e preenchimento de formulários, este ultimo quando necessário, e enviado à COPDEC para conhecimento e providências.

Todo material assistencial que a Defesa Civil dispuser, para emergências, deverá ser distribuídos nos padrões estabelecidos por esta COMPDEC, pois deve-se prestar contas de quanto o município arca para atender às ações de Defesa Civil. O material assistencial é fornecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.