Criada pela Lei Complementar nº 0137, de 8 de janeiro de 2013, a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (SESEC) tem o objetivo de estabelecer as políticas, diretrizes e programas de segurança cidadã no Município de Fortaleza. O órgão também executa, por meio das suas subordinadas (Guarda Municipal e Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil), as políticas públicas de interesse da pasta, coordenando e gerenciando a integração com as políticas sociais do Município que, direta ou indiretamente, interfiram nos assuntos de segurança cidadã da cidade. Além da Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil (COEPDC), a SESEC efetivou duas outras coordenadorias: a da Mediação de Conflitos (COOMED) e a de Políticas de Segurança Cidadã (COPSEC).