A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) elaboraram, através de Acordo de Cooperação Técnica com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o primeiro Manual de Procedimentos Operacionais Padrão da GMF, com o intuito de padronizar as ações dos agentes municipais de segurança.

Com a intensificação de atividades da GMF como principal órgão de execução da Segurança Pública no âmbito do município, surgiu a necessidade da regulação e padronização das ações dos servidores na condução dos procedimentos e ocorrências que passaram a fazer parte da rotina operacional da Instituição.

O manual, idealizado de acordo com as normativas legais internacionais e nacionais de Direitos Humanos, apresenta conteúdos distribuídos em seis capítulos, que tratam desde o padrão dos uniformes utilizados à conduta durante o atendimento das diversas ocorrências, aprestamento operacional, uso seletivo da força, procedimentos operacionais, atuação nos Terminais de Integração, atuação nas escolas e atuação nos postos de saúde.

A padronização das ações da GMF, por meio da criação de protocolos operacionais, forma profissionais cada vez mais técnicos e capacitados e, além de proporcionar segurança jurídica para a atuação do agente, garante qualidade no atendimento às demandas da população.

O principal objetivo deste protocolo é garantir o cumprimento da legalidade e consolidar uma relação de confiança e respeito entre o órgão e os munícipes, promovendo o bem-estar por meio de ações que assegurem a tranquilidade da população.

O manual está disponível para download na página inicial do sistema ATIVO. Para baixar, é necessário estar autenticado.

Para acessar o sistema clique aqui: Sistema Ativo

*Ainda não tem conta no sistema? Entre em contato com a COTEC.