A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fortaleza trabalha em parceria com instituições de pesquisa e monitoramento com abrangência nacional e estadual, em especial com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A aliança foi a porta de entrada da Defesa Civil  na Rede Cearense de Radares, ferramenta que possibilita o desenvolvimento de um  sistema de alerta a eventos extremos na Capital, facilitando a comunicação e o entendimento dos fenômenos que antecedem os desastres. A possibilidade de emissão de alertas é de que ocorra, antecipadamente, até 24 horas da eminência da ocorrência. Esse é um trabalho pautado na otimização das condições de atendimento às populações que esperam da Defesa Civil o apoio e a devida proteção à incolumidade pública.

 

O Sistema de Monitoramento conta com:

 Imagens de Radar – sistemas micro e macro dos desenvolvimentos das nuvens e acompanhamento em tempo relâmpago do seu desenvolvimento e impacto.

 Mapeamento e Georreferenciamento das Áreas de Risco – criação de bancos de dados específicos contendo as vulnerabilidades, número de famílias, tipologia dos desastres no local.

 Software especifico para ler as informações e manipular dados que possam desenvolver relatórios sobre a ocorrência de eventos extremos na capital.

 

Acesse o Sistema Alerta Fortaleza neste link