Coordenadoria das Inspetorias Especializadas (Coesp)

A Coesp foi criada com objetivo de planejar e organizar toda a execução das ações especializadas da Guarda Municipal de Fortaleza. Estão sob o seu gerenciamento, as Inspetorias de: Operações Especiais (IOPE), Proteção Urbana (IPROTU), Proteção Ambiental (IPAM), Salvamento Aquático (ISA), Segurança Escolar (ISE) e Ciclopatrulhamento (ICICLO), além da Armaria.

Inspetoria de Segurança Escolar

Descrição

A Inspetoria de Segurança Escolar (ISE), com cerca de 170 guardas, é responsável pela segurança das unidades escolares do município, através de rondas e permanências 24 horas. Por meio desta inspetoria, firmou-se um importante convênio entre as secretarias da Educação (SME) e da Segurança Cidadã (Sesec) que viabilizou a aquisição de 20 novas viaturas, além do trabalho de videomonitoramento, em tempo real de mais de 100 escolas.

Inspetoria de Proteção Urbana

Descrição

A Inspetoria de Proteção Urbana (IPROTU) foi criada com o objetivo de distribuir os servidores em todas as áreas da cidade. Inicialmente, a experiência de equipes fixas está sendo realizada em algumas praças do Centro e na Praça Dom Hélder Câmara, a Praia do Futuro. Esta inspetoria, formada por 100 guardas, tem outra característica importante de ter boa parte do seu efetivo apto para atuar em situações de trânsito.

Inspetoria de Salvamento Aquático

Descrição

A Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) tem a função de salvaguardar a orla marítima de Fortaleza que se estende da Barra do Ceará ao Mucuripe. São 78 guarda-vidas, devidamente treinados para atuar em resgates marítimos. A ISA conta ainda com viaturas e botes infláveis que agilizam os resgates mais complexos.

Inspetoria de Ciclopatrulhamento

Descrição

A Inspetoria de Ciclopatrulhamento (ICICLO) é responsável pelo patrulhamento diário do Centro de Fortaleza e a área da Beira mar. Um total de 73 servidores atuam em bicicletas, realizando rondas e permanências, sempre com apoio de viaturas.

Inspetoria de Proteção Ambiental

Descrição

A Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) atua com 100 guardas nas principais áreas verdes da cidade através de rondas em viaturas devidamente identificadas. Além das rondas, a IPAM conta com equipes fixas nos parques Rio Branco, Adail Barreto, Raquel de Queiroz e Parreão e atua em apoio as ações de cunho ambiental realizadas pelo município, principalmente com Seuma e as Regionais.

Inspetoria de Operações Especiais

Descrição

A Inspetoria de Operações Especiais (IOPE) possui cerca de 70 servidores treinados para atuar em situações específicas de ordenamento de grandes manifestações, controle de distúrbios civis e manutenção dos direitos de expressão ordeira, além de garantir a preservação do patrimônio.

Requisitos para obtenção

As equipes estão aptas para agir em situações de segurança, primeiros socorros, entre outros.

Principais etapas

As equipes fixas de guardas municipais podem ser acionadas pelo número 190.