Define-se deslizamento quando movimentos de solo e rocha são causados pela infiltração de água da chuva. Estes movimentos podem ser induzidos, mas também podem ser previstos.

AÇÕES

Desestimular a ocupação de áreas propícias ao deslizamento através dos órgãos competentes para que ali não mais sejam construídos nenhum tipo de edificação, seja ela comercial ou para moradia. Porém na existência de algum prédio, a Defesa Civil tem como ação seguir dois caminhos; 1º – Quando a família estiver em risco iminente ou for acometida pelo sinistro, tiver condições de ir para casa de parentes ou amigos, até que se restabeleça sua residência, nesse caso em outro local, a Defesa Civil fará a remoção da família e proverá a mesma, no primeiro momento, com material assistencial e no segundo momento com o acompanhamento das ações comunitárias. 2º – Quando a família estiver em risco iminente ou for acometida pelo sinistro, não tiver condições de ir para casa de parentes ou amigos, até que se restabeleça sua residência, nesse caso em outro local, seja por condições próprias ou através de algum projeto habitacional dos governos, estadual ou municipal , caberá à Defesa Civil alocar as famílias atingidas em abrigos públicos provendo-as, no primeiro momento, com material assistencial e no segundo momento com o acompanhamento das ações comunitárias.

Cada situação deverá ser avaliada pelo Agente/Técnico, através de relatórios e preenchimento de formulários, este ultimo quando necessário, e enviado à COMPDEC para conhecimento e providências.

Todo material assistencial que a Defesa Civil dispuser, para emergências, deverá ser distribuído somente nos padrões estabelecidos pela COMPDEC, pois se deve prestar contas do quanto o Município arca para atender as ações de Defesa Civil. O material assistencial é fornecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.